Revisão do perfil de Valores:
Reveja ou elabore o perfil de valores para a posição.
Análise do currículo:
Leia o currículo antes da entrevista. Observe aspectos importantes: Mudança de rumo profissional, tempo de permanência nos empregos, intervalo entre um emprego e outro. Algum aspecto que chame a atenção?
Local adequado:
A metodologia tem uma estrutura muito simples:
Introdução:
Perguntas:
Reforço: Comentários positivos sobre realizações do candidato ajudam a não quebrar o rapport e a mantê-lo falando. Da mesma forma, não critique nem faça comentários negativos sobre problemas ou dificuldades do avaliado.
Comunicação verbal e não verbal: Evite gírias, jargões e palavrões. Evite gestos que possam demonstrar impaciência ou falta de interesse - pernas balançando, olhar muito para o relógio, bocejar.
Voltar AvançarEsclarecimentos sobre a posição: Gostou do candidato? Apresente a vaga com o mínimo de detalhe: fale sobre organograma, funções que irá realizar, possibilidade de desenvolvimento. ENCANTE O CANDIDATO!
Não gostou? Este ainda não é o momento do feedback negativo! Fale sobre a vaga, passando o mínimo de informação necessária para o candidato se sentir valorizado. Assim como você dedicou seu tempo, ele também dedicou o dele e merece respeito.
Voltar AvançarDúvidas do Candidato: Deixe um tempo para que o candidato possa tirar dúvidas sobre a vaga e sobre a empresa. Cuidado com falsas expectativas. É melhor perder um bom candidato ainda na entrevista do que depois da contratação. Lembre-se que uma contratação deve ser como um casamento: ambas as partes devem estar satisfeitas!
Encerramento: Agradeça a disposição em ter vindo para a entrevista e informe ao candidato que entraremos em contato para posicioná-lo sobre o processo.
Voltar AvançarOs últimos fatores garantem que a entrevista seja completa
ATENÇÃO!
Passe o mouse sobre as caixas de texto.
Primeira impressão Estereotipia Efeito positivo Efeito negativo