Favorecendo
ambientes de confiança para o Diálogo
As habilidades para o Diálogo devem equilibrar as seguintes ações:
- Ouvir o outro/respeitar diferentes pontos de vista
- Expor seu ponto de vista (argumentação) sem induzir a equipe
- Manter conversações abertas /compartilhar visões e desenvolver conhecimento a partir da visão do outro
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Para a construção
deste ambiente, o líder tem papel importante:
- Crie vínculo com sua equipe(você deverá fazer isto nas ações do dia-a-dia);
- Compartilhe informações com a equipe
- Fique atento à linguagem corporal – nosso corpo fala mais que nossas palavras
- Medeie os conflitos
- Favoreça o diálogo entre os participantes
- Dê feedback individual, se necessário
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Regras Básicas
para a conversação entre a equipe
Líder e equipe devem estabelecer suas regras básicas para que haja espaço para a exposição de todos:
- Traga as questões que julgar pertinentes para o crescimento da equipe e da empresa
- Ouça atentamente cada participante sem interrupções e pré-julgamentos
- Possibilite perguntas entre os participantes para que entendam o que cada um está trazendo, de forma segura e cuidadosa (sem ressentimentos)
- Esclareça os fatos (algum conflito) durante a reunião, para não gerar ressentimentos futuros
- Caso alguém não queira falar naquele momento, abra espaço para que traga suas colocações em outras reuniões
- Espaço livre: quanto mais contribuições, melhor
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Dicas
para uma comunicação efetiva
Mostre para o outro que está ouvindo atentamente:
- Estabeleça contato visual
- Acene levemente com a cabeça, de forma positiva ou negativa, ao longo do discurso do outro
- Faça perguntas, de preferência abertas (“o que você quis dizer?)
- Faça uma síntese do que foi dito
- Evite fatores de distração, como celular, pensamentos diversos, etc.
- Controle as suas emoções: tenha foco no problema, não na pessoa
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Palavras
que apoiam a comunicação efetiva
Mostre para o outro que está ouvindo atentamente:
- Ajude-me a apoia o esclarecimento sem gerar sentimentos de desrespeito. faz com que o participante se sinta respeitado e valorizado.
- Preciso transmite a importância do papel do outro.
- Infelizmente permite discordar da opinião de alguém, porém demonstrando empatia.
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