Política de Saúde, Segurança
e Qualidade de Vida

A Política de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida tem o intuito de descrever princípios e diretrizes da gestão de saúde, segurança e qualidade de vida, desenvolvidos para garantir que todas as operações da Suzano sejam realizadas em ambientes seguros e saudáveis para colaboradores, prestadores de serviço e demais partes interessadas.

Na Suzano, temos a saúde, a segurança e a qualidade de vida das pessoas como valores em nossas operações. Aliamos nosso compromisso com o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros a práticas de gestão e liderança que preservem o bem estar de nossos colaboradores.

Princípio 1

Prevenção de Acidentes e Doenças de Trabalho

Política de saúde, segurança, qualidade de vida

Na Suzano, temos a saúde e segurança e qualidade de vida de pessoas como valores em nossas operações e aliamos o compromisso com o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros com práticas de gestão e liderança baseadas nos seguintes princípios: prevenir acidentes e doenças de trabalho, protegendo as pessoas envolvidas ou afetadas por nossas operações.

Princípio 2

Ambiente de Trabalho Saudável

A Suzano busca promover um ambiente de trabalho saudável, considerando questões físicas e psicossociais, é um dos princípios utilizados em nossas práticas de gestão e liderança.

A Suzano conta com uma equipe focada na saúde, segurança e qualidade de vida dos profissionais e seus familiares.

As ações voltadas para a qualidade de vida visam à melhoria do relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa, o incentivo à prática de atividades físicas e a manutenção de excelentes padrões de qualidade de vida em geral, tanto de colaboradores quanto de seus familiares. Essas ações incluem:

A ergonomia é particularmente importante para quem passa o dia sentado no escritório. Por isso, para o pessoal administrativo, desenvolvemos programas de conscientização e adequação ergonômica, a fim de evitar lesões e LER/DORT. Além de diversos projetos desenvolvidos nas áreas industriais e florestais.

Promovemos, também, a cultura de segurança por meio de programas em que cada profissional assume o seu papel, cuidando das questões psicossociais e físicas, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e transformando a unidade como um todo.

Princípio 3

Capacitação

Buscamos, também, capacitar as pessoas envolvidas em nossas operações, dando acesso a informações, instruções e treinamentos necessários para o desempenho seguro de suas funções.

Processo de integração

todo profissional que entra na empresa, seja próprio ou terceiro, passa por um processo de integração, em que recebe orientações iniciais referentes a programas e ferramentas de saúde, segurança e qualidade de vida. Adicionalmente, os visitantes também recebem orientações gerais sobre a utilização de EPIs e cuidados ao adentrar as unidades produtivas.

Capacitação técnica

após a integração, os profissionais passam por um treinamento supervisionado para capacitação técnica, a fim de assegurar o entendimento da cultura de segurança da unidade onde está ingressando e da companhia como um todo.

Ferramentas de segurança

esse é o momento de entender as ferramentas de segurança. É um compromisso autêntico com a vida do colaborador e com a vida de outros profissionais. Para a Suzano, segurança é um valor, então não é simplesmente um cumprimento de etapas e de metas. Esse é o primeiro recado que a companhia dá para o profissional que chega.

Cultura de segurança

ao longo da sua jornada dentro da companhia, desde os níveis de operação até os de gestão, o colaborador recebe elementos de cultura, de segurança e de informações. Além disso, o profissional também tem a oportunidade de repassar seu conhecimento e sua experiência, para que o ambiente de trabalho se torne cada vez mais seguro.

Tecnologia

o fluxo de treinamentos é realizado usando a tecnologia, com treinamentos on-line e treinamentos práticos presenciais, além do DDS (Diálogo Diário de Segurança) no dia a dia. Existem, ainda, outras formas para que o conhecimento sobre perigos, riscos e controle fique vivo na rotina do colaborador.

Treinamento cíclico

todo esse processo tem uma vertente cíclica, sendo revisado sempre que houver necessidade, o que promove novas capacitações aos colaboradores.

Princípio 4

Respeito à Legislação

Buscamos respeitar toda legislação trabalhista, de saúde e segurança aplicáveis às nossas operações.

Princípio 5

Gestão Transparente, Inclusiva e Sistêmica

Concluir!

Declaro que realizei a leitura minuciosa de todo o conteúdo e assisti às suas videoaulas.
Ao clicar em “FINALIZAR”, você atesta ter concluído esta etapa.